quarta-feira, 9 de março de 2011

Laura Carvalho n19/7D - Histórico do Bumba Meu Boi

                                   O HISTÓRICO DE BUMBA-MEU-BOI

                                      Uma das representação do Boi 

     A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste do país, mais especificamente no Estado do Piauí, porque a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado. O bumba meu boi é um divertimento comum no nordeste brasileiro durante o período que vai do Natal as dia de reis (06 de Janeiro).    
    
     Ainda hoje a figura do vaqueiro é marcante e faz parte da cultura piauiense, além de ser um personagem típico no estado. Mas foi no Estado do Maranhão que o Bumba-meu-Boi foi mais popularizado e exportado para o Estado do Amazonas com o nome de Boi-Bumbá, realizado no mês de junho em Parintins.
     Essa festa arrasta maranhenses e visitantes por todos os cantos da cidade, nos meses de junho e julho.

                                               
                                Os vaqueiros de Bumba-meu-boi               
    
     O primeiro registro da festa apareceu em 1840, num pequeno jornal de Recife chamado O Carapuceiro, mas sua origem é certamente mais antiga. Alguns historiadores associam seu nascimento à expansão, no Nordeste, do chamado Ciclo do Gado - quando, a partir do século XVII, o animal ganhou grande importância nas fazendas da região.     
     Apesar de o bumba-meu-boi ser uma manifestação típica do folclore brasileiro, ele lembra um pouco os tempos medievais - encenações simples, com linguagem popular e, em geral, falando da luta do bem contra o mal. O boi é um das festas populares mais representativos da cultura brasileira, pois reúne traços de três grandes ramos da formação do nosso povo: europeu, indígena e afro-negro.
     As publicações oficiais sobre tal evento dizem que está longe de ser uma festa criada para atrair turistas, os bois de espalham nas periferias e no centro capital maranhense, em sua parte nova ou antiga, onde grupos oriundos de todo o estado se reúnem em diversas arraias para brincar até a madrugada.       
     A festa do Bumba Meu Boi ficou muito conhecida ao longo dos anos...




Bibliografias:
 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi
 - http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286070.shtml
 - http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=294169



Nenhum comentário:

Postar um comentário