terça-feira, 17 de maio de 2011

Laura Carvalho n19/7D - Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, no dia 1 de setenbro de 1866. Foi uma pintora e desenhista brasilera e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti.
Tarsila do Amaral estudou em São Paulo, em colégio de freiras do bairro de Santana e no Colégio Sion. E completou os estudos em Barcelona, na Espanha, no Colégio Sacré-Coeur, onde venceu vários concursos de ortografia. Desde cedo a pequena bela jovem interessava-se pela arte,o que resultou em uma artista.

Ao chegar da Europa, em 1906, casou-se com o médico André Teixeira Pinto, seu noivo. Mas, seu casamento durou muito pouco, a diferença cultural entre o casal era grande. O marido se opunha contra o desenvolvimento  artistico de Tarsila, pois achava que a mulher servia para cuidar da casa. Com ele teve sua única filha, a menina Dulce, nascida no mesmo ano do casamento e assim Tarsila se separou e foi junto com a criança morar com seus pais na fazenda.

Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922. Numa confeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas. Esses novos amigos passaram a frequentar seu atelier, formando o Grupo dos Cinco (Arte Moderna Brasileira). Mais tarde, voltou apara Europa e estudou com artistas cubistas.
Seu quadro Abapuru, de 1928, inaugura o movimento antropofágico* nas artes plásticas, idealizado pelo seu novo marido Oswald de Andrade.                                          [*A Antropofagia propunha a digestão de influências estrangeiras, como no ritual canibal ,para que a arte nacional ganhasse uma feição mais brasileira.]
Logo depois, Tarsila acaba perdendo a fazenda da família e seu marido se separa dela. Tarsila passa a sofrer muito e assim se entrega mais ao seu talento artistico.
Em 1931 casa-se denovo e vende algumas obras, viaja e fica com seu novo marido, mas fica com péssimas condições financeiras, chegando a trabalhar como operária de construção em Paris.
Depois consegue dinheiro e volta para o Brasil, onde considerada suspeita por participar de reuniões políticas de esquerda e pela sua chegada após viagem à URSS, Tarsila assim, foi presa...
Então Tarsila se sepada de Osório e se casa com Luís Martins, com quem viveu até os anos 50.
Em 1965, separada de Luís e vivendo sozinha, foi submetida a uma cirurgia de coluna, já que sentia muitas dores, e um erro médico a deixou paralítica, permanecendo em cadeira de rodas eternamente. Em 1966, Tarsila perdeu sua única filha, Dulce, que faleceu de um ataque de diabetes, para seu desespero. Nesses tempos difíceis, Tarsila declara sua aproximação ao espiritismo.                                                                                    

A partir daí, passa a vender seus quadros, doando parte do dinheiro obtido a uma instituição administrada por Chico Xavier, de quem se torna amiga.  
Tarsila do Amaral, faleceu no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973 devido a depressão. Foi enterrada no Cemitério da Consolação de vestido branco, conforme seu desejo.
 
bibliografia:


Algumas obras da pintora:

Abapuru - 1928

 

Rio de Janeiro - 1923


                                                  Vendedor de Frutas - 1925


                                                       Antropofagia - 1929





Nenhum comentário:

Postar um comentário