segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Histórico- Julia 17, Laura 18, Mariana 24 7D

                        MASP

         O  “Museu de Arte de São Paulo” mais conhecido por MASP foi fundado em 1947 e idealizado por Assis Chateaubriand, um empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, um jornalista e crítico de arte italiano.
         Como São Paulo era naquela época uma grande capital financeira, devido a circulação de dinheiro das indústrias e do café, foi decidido que aqui seria construído o museu. A princípio, instalou-se no prédio dos Diários Associados, império de Chateaubriand formado por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, editora e a revista O Cruzeiro. Chatô, como era chamado, usava seu prestígio político-empresarial entre os grandes empresários da época para arrecadar os recursos para a aquisição das obras. A nova sede, na próspera Avenida Paulista, foi projetada por Lina Bo Bardi. Foram 12 anos entre projeto e execução
Assim nasceram as quatro colunas do atual museu com um vão livre de 74 metros,  um dos cartões postais da cidade de São Paulo e foi inaugurado em 1968.
Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas.
         Além de museu, o MASP é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de
 arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores, restaurante, entre outras tantas atividades realizadas durante todo o ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário